Peregrinos

terça-feira, 28 de julho de 2009

3:16 - Parte I


"O mundo dos homens, alienado e condenado, recebe no dom do amor (ágape) de Deus, a opção para a vida eterna".
Russel Shedd, A Bíblia Shedd

Está passagem nos indica a fonte natural de onde procede à salvação dos homens. Essa fonte é o amor de Deus Pai.
Arthur John Gossip diz que qualquer tentativa de comentário acerca deste verso é a audácia mais suprema, e uma verdadeira impertinência, o que só pode ser ensaiado com toda reverência e humildade.
Ellicott disse: “A maioria dos jovens pregadores faz sermões tendo por base este versículo; mas os pregadores de mais idade aprendem que o seu sentido deve ser sentido e refletido, e não falado”.
Como disse um Pastor conhecido meu “Este verso é coração da Bíblia”;
Eu arrisco dizer que se o entendermos já compreendemos toda a Palavra de Deus, pois a Bíblia sendo o livro da “Redenção” pode sim, ser definida em um versículo e este é João 3:16.
Foi com razão que Lutero chamou de “a Bíblia em miniatura” este versículo maravilhoso.
Há um poder tremendo revelado neste verso, ele é: “O resumo da esperança cristã”, como escreveu Max Lucado em 3:16.
As palavras são para as escrituras o que o rio Amazonas é para o Brasil. Bethoven quando compôs sua Nona Sinfonia, disse que depois dela a música jamais seria a mesma. Em João 3:16 nós temos isso, depois deste verso, jamais lemos a Bíblia da mesma maneira.

“Uma justa e admirável interpretação sobre a missão e a mensagem de nosso Senhor”.
Robertson


As primeiras palavras sejam talvez as mais importantes: “...Deus amou o mundo de tal maneira”.
J.C. Ryle no livro Meditações no Evangelho de João diz: “O amor aqui mencionado não se refere àquele amor especial com que o Pai contempla seus escolhidos, e sim à grande compaixão e misericórdia com que Ele olha para toda a raça humana”.
F. F. Bruce no livro João, Introdução e Comentário, escreve: “Se há uma sentença que resume melhor a mensagem do quarto evangelho, aqui está ela. O amor de Deus não tem limites; ele engloba toda humanidade”.
Qual é o alvo deste amor? O alvo desse amor não é somente o pequeno rebanho, que desde a eternidade Deus concedeu a Cristo, mas também o “mundo” constituído por todos os pecadores, sem exceção.
Em certo sentido, Deus ama profundamente este mundo. Com misericórdia e compaixão contempla a todos os que por Ele foram criados. Deus não ama o pecado dos homens, mas sim, suas almas. "O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras". Salmo 145:9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, comentem, comentem... comentem!!!