Peregrinos

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Perfeição Cristã - Parte V


CONCEITOS ERRÔNEOS COM RESPEITO À PERFEIÇÃO CRISTÃ

1. A perfeição cristã não é perfeição absoluta. Esta pertence somente a Deus. Nós podemos ser perfeitos no sentido relativo, pois a esta perfeição deriva do Senhor.
2. Não é perfeição angelical. Os santos anjos são seres que jamais caíram e, portanto, retêm as suas faculdades nativas tais como a receberam.
3. Não é a perfeição adâmica. O homem foi feito um pouco menor que os anjos e, sem dúvida, no seu estado original possui uma perfeição desconhecida ao homem na sua presente condição de existência no mundo.
4. Não é perfeição do conhecimento. Não só foi pervertida a vontade do homem e alienados os seus afetos na queda, mas até o seu intelecto ficou obscurecido.
5. Não é imunidade da *tentação ou da susceptibilidade ao pecado. Estas são essenciais a um estado de provação. O nosso Senhor Jesus foi tentado da mesma forma em que nós somos e, todavia, não cometeu pecado.



* Muitas vezes formula-se a questão quanto à diferença entre as tentações dos que são inteiramente santificados e dos que não são. A diferença está nisto: nos não inteiramente santificados a tentação suscita a corrupção natural do coração que já é inclinado para o pecado, enquanto que nos inteiramente santificados a tentação vem somente de fora e o tentador não encontra aliado servil dentro do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, comentem, comentem... comentem!!!