Peregrinos

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Tornando a Vida Mais Doce - Parte II


(verso 24) O povo murmurou. “Resmungou”, explicitamente contra Moisés, a quem Deus apontara como seu líder, e assim, implicitamente contra o próprio Deus.
Ao fazer isso, os israelitas tipificam toda a humanidade; é por isso que podem nos servir de exemplo e advertência.
O dicionário define a palavra murmurar como: “Falar mal de alguém ou de alguma coisa; queixar-se em voz baixa, maledicência e etc.”.
É natural do ser humano ser pronto para resmungar e tardio em compreender e buscar a solução. O apóstolo Paulo usa o exemplo do povo no deserto para alertar os coríntios, citando todos os erros que eles cometeram contra o Senhor para que seus destinatários não cometessem a mesma tolice. A Bíblia diz em 1 Coríntios 10:11: “Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos”.
Diante de problemas, devemos primeiramente buscar ao Senhor e esperá-lo agir em nosso favor. Não podemos ser rebeldes e mal agradecidos como os israelitas foram, devemos aprender com eles e não cometer os mesmo erros.
(verso 25) Deus mostrou-lhe. O verbo “mostrou” é a raiz da qual se origina a palavra “Tora”, “instrução”. Tal fato por si mesmo demonstra quão mais rico era o conceito hebraico “Tora” do que o sugerido pela palavra “Lei”. Aqui o conhecimento de um meio de benção e salvação é chamado de “tora”.
Aconteceu que o Senhor mostrou-lhes uma árvore e esta simples árvore tornou a água amarga em doce.
Qual era a árvore e como ela fez com que as água ficasse doce é inútil especular.
1. Muitos acreditam que foi um arbusto cuja erva tinha um aroma bem forte. O sabor então cobriria o gosto mineral e tornaria a água agradável ao paladar.
2. Outros não se atentam muito para que tipo de árvore pudesse ser. Apenas deixam claro que o que se destacou ali foi o poder “miraculoso” de Deus.
O texto nos traz uma linda mensagem: “Ainda que existam águas amargas no nosso caminho, Deus pode transformá-las em doce”.
Jesus disse: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.”. Mateus 11:28. A mensagem é tanto para problemas amargos como para pessoas amargas devido a tanto problemas. A presença de Deus muda essa realidade amarga, sofrida e cheia de pressão. A mensagem é clara: É só clamarmos a Deus e Ele transformará as águas amargas em doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, comentem, comentem... comentem!!!