Peregrinos

terça-feira, 21 de julho de 2009

A Cada Pôr do Sol...




Sob o ponto de vista secular, humanista, materialista, cético e pessimista; a cada pôr-do-sol, mais nos distanciamos do dia do nosso nascimento e mais nos aproximamos do dia da nossa morte.
A marcha do tempo significa inexoravelmente o recuo da vida terrena, a diminuição do período do tempo compreendido entre o parto e a morte, entre o primeiro e o ultimo suspiro, entre o alvorecer e o entardecer da existência.
Sob o ponto de vista cristão, diz-se o mesmo, mas não apenas isso. Deve-se acrescentar que, a cada pôr-do-sol, mais nos distanciamos do paraíso perdido e mais nos aproximamos do paraíso reconquistado; mais nos distanciamos de Gênesis e mais nos aproximamos do Apocalipse; mais nos distanciamos da queda e mais nos aproximamos da redenção; mais nos distanciamos da longa noite do pecado, sofrimento e morte e mais nos aproximamos da esperada manhã de glória.
Em sua epístola escrita por volta do ano 57 d.C. e dirigida aos cristãos que viviam em Roma, Paulo trata deste assunto: “E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé”. (Rm 13:11). A cada pôr-do-sol, mais nos distanciamos daquele momento em que cremos no evangelho e mais nos aproximamos da salvação e do seu clímax, em sua totalidade, em sua plenitude.
A cada pôr-do-sol, estamos cada vez mais perto da parúsia, pois Jesus mesmo prometeu; a Bíblia diz em Mateus 24:30 – “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória”. A cada pôr-do-sol, estamos cada vez mais perto da ressurreição dos mortos, pois Jesus prometeu também; a Bíblia diz em João 5:28,29 – “Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação”.
A cada pôr-do-sol, estamos mais perto da transformação dos vivos... A Bíblia diz em 1Coríntios 15:51,52 – “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”. A cada pôr-do-sol, estamos mais perto dos novos céus e da nova terra, pois esta promessa está contida na profecia de Isaías: “Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão”. (65:17). Estão contidas também nas palavras de Jesus em Mateus 19:28 – “E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel”. E o apóstolo Pedro também nos fala sobre esta promessa em sua epístola: “Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça”.(2Pe 3:13).
A cada pôr-do-sol, estamos mais perto da presença real de Deus, como João registra em Apocalipse; “E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus”. (21:3). Por esta razão, o apóstolo não viu templo algum na Nova Jerusalém: “E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro”. (21:22). O resultado desse relacionamento final e definitivo entre Deus e o seu povo é a ausência de coisas como a dor, lágrimas, luto e morte.
Conclusão: Desperta do sono igreja! O tempo está para se findar. A Salvação está para ser consumada. A Bíblia diz em Lucas 21:28 – “...olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima”.A promessa de Jesus está para se cumprir. Devemos vigiar, devemos viver em santidade, pois será em um abrir e fechar de olhos, quando ninguém estiver esperando.

“Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios”;
1Tessalonissenses 5:6




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, comentem, comentem... comentem!!!