Peregrinos

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

3:16 - Parte III


Esta exposição revela o plano de Deus para o homem, plano este que revela duas grandes verdades importantíssimas que devemos destacar.
Primeira Verdade: Quem rejeitar a Cristo perecerá eternamente!
Existe a seguinte tradução no hebraico: Porque Deus amou tanto o mundo que de seu único Filho, para que todo que nele confia possa ter vida eterna, em vez de ser completamente destruído”. Podemos observar que no lugar de não pereça está escrito ser destruído completamente. Está tradução apesar de ser hebraica consegue expressar bem o original em grego apolesthai que significa estar “arruinado, destruído, perdido”. Não é apenas uma interrupção da existência consciente, mas o sofrimento eterno que é a conseqüência inevitável do pecado.
Jesus não veio para castigar e essa jamais é a intenção de Deus, mas, ao rejeitar o Salvador, rejeitamos também o seu galardão. Onde a fé vê a glória, a descrença vê apenas desgraça!


Segunda Verdade: Somos Salvos pela fé em Cristo Jesus!
Essa fé em Jesus nos justifica. Por meio dela somos tornados justos diante de Deus. Este, é sem dúvida, o primeiro visto no passaporte para o céu.
John Stott no livro A Cruz de Cristo diz: “Deus realmente justifica o homem que crê, contudo não por causa da dignidade da sua crença, mas pela dignidade daquele em que crê”. Crer em Jesus não é um mero reconhecimento intelectual, mas apegar-se, comprometer-se.
A fé então, consiste em mais que uma confissão doutrinária e ortodoxa. Pelo contrário, é uma expressão da alma, uma forma de intercomunicação entre Deus e o homem, de tal forma que o homem aprende a confiar em Deus, ao passo que Deus aponta para seu Cristo e declara: “Ele é o caminho, Ele é a verdade da existência do homem, Ele é o destino dos homens”. É então que o homem pode replicar, ao ver Jesus sob esse prisma: “É justamente isso que desejo. Quero ser moralmente como Ele é, quero compartilhar de sua natureza, de sua essência; quero ser transformado segundo a sua imagem”. Resumindo: essa fé transforma!



Outra questão importante é não só ter, mas manter fé no Salvador e isso é “perseverar”.
Wilbert F. Howard abre uma importante linha de pensamento ao asseverar: “Este famoso v. 16, não se contenta em declarar a medida do amor divino; mas também assevera o seu resultado no plano da história. O resultado da encarnação confronta todos os homens com um dilema moral. Em face da alternativa da vida ou da perdição, o homem se torna o responsável direto de sua escolha, a qual determina seu destino.”
A fé é uma atividade da personalidade inteira. Não é meramente intelectual, mas é moral em sua natureza. A antítese da fé não é a duvida, e, sim, a desobediência (João 3:36).
Esta verdade é a pedra fundamental do cristianismo! A morte de Cristo é a vida do Crente. A cruz de cristo confere ao crente o direito ao céu.
O Cristo submetido à vergonha no Calvário, é o acesso pelo qual os crentes adentram ao “Santo dos Santos” e chegam finalmente à glória!
É verdade que somos pecadores, mas Cristo sofreu por nós;
É verdade que merecemos a morte, mas Cristo morreu por nós;
É também verdade que somos devedores e culpados, mas Cristo pagou nossos débitos com seu próprio sangue.
Este é o evangelho autêntico! Essas são as “Boas Novas”!
Enquanto vivermos, dependamos desta verdade que, segundo a liturgia Anglicana é “A Palavra Consoladora”, e a ela nos apeguemos até a morte, que não é o fim, mas sim, o início de uma nova vida de gozo e glória ao lado do nosso Salvador.

Um comentário:

  1. Tiago acho mto. interessante suas mensagens ... tem edificado demais a minha vida ...
    Que Deus abençoe a cada dia mais a sua vida e seu Blog ...

    * Ps. Queria deixar um crítica (mas fique sabendo... crítica essa CONSTRUTIVA) ... na mensagem acima a letra é branca ... com isso está difícil de ser lida, por o fundo também ser claro, ok.

    Espero que entenda minha crítica ...

    Abraços que Deus te abençoe !!!

    ResponderExcluir

Comentem, comentem, comentem... comentem!!!