Peregrinos

terça-feira, 11 de agosto de 2009

*Dasafios para Juventude I


Pensar em desafios comuns para a juventude do Brasil é algo praticamente impossível devido à variedade de tribos e perfis, que carregam consigo objetivos distintos, gerados por suas próprias culturas e tradições. Tenho buscado do Espírito alguns insights sobre os sonhos dele para a juventude. Talvez eu cite algo que tenha a ver com sua vida dentro do seu contexto.
Há pouco tempo um amigo me telefonou: Cara, hoje eu acordei atrasado para o trabalho, nem tive tempo de comer. “Tenho prova a noite na faculdade e vou direto, não vai dar tempo de passar em casa”. É possível ter tempo para Deus e para nutrir uma espiritualidade sadia neste contexto urbano? Se disser para alguns daqueles com quem ando para olharem para os lírios do campo, com certeza me dirão: “Que horas eu para pra ver?”
Um dos desafios dos jovens é viver nas cidades fazendo com que seu coração continue no jardim. Nutrir uma espiritualidade sadia não está relacionada ao peso de uma tradição que te obrigue a ler um capitulo da Bíblia todos os dias e sim ao pertencimento e à pré-disposição em manter um relacionamento com Deus. Quando existe tal consciência, isso pode ser suprido no ônibus a caminho do “trampo”, em casa em frente ao “micro” ou em qualquer outro lugar. Não significa ir ao culto aos domingos, mas resgatar o conceito bíblico de que o culto é em todo tempo e todo lugar.
A tendência, ao nutrirmos uma espiritualidade sadia em meio a um mundo em que tudo e fast, é querermos que tudo na vida se desenrole assim. Afinal, a food é fast e já não é de hoje que o miojo fica pronto em três minutos, a internet é rápida e a banda e larga. Os relacionamentos se tornaram superficiais. Se alguém vê, já não espera. Já dizia um pastor amigo: “Nada sagrado pode ser fast”.


*Rogério Quadra, 27 anos, trabalha com juventude estudantil pela Mocidade para Cristo e com menores infratores na Fundação Casa (antiga FEBEM).

2 comentários:

  1. Muito bom o texto, inundado de verdades.

    ResponderExcluir
  2. CAra..não querendo parecrer ignorant mas, qual o significado de insights? kkk

    ResponderExcluir

Comentem, comentem, comentem... comentem!!!