Peregrinos

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Comportamento Cristão - Parte I


Se alguém desfigurar o seu próximo, como ele fez, assim lhe será feito: quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado algum homem, assim lhe será feito. (Lv 24:19,20)


Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar mil passos, vai com ele dois mil. Dá a quem te pedir, e não voltes as costas ao que quiser que lhe emprestes.
Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? não fazem os gentios também o mesmo? Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial. (Mt 5:38-48)


Uma vez tive a “sorte” de pegar um DVD para assistir que continha uma mensagem de um pastor muito conhecido no Brasil. Confesso que me surpreendi muito com a mensagem que ele pregou e também com a resposta que o público deu a esta mensagem.
A mensagem era sobre vingança, mas ele não pregou contra a vingança e sim a favor dela. Uma de suas frases eloqüentes foi: “Chega de apanhar, é hora de bater!”. Durante a mensagem ele prometia a todos que o ouviam de que seus inimigos seriam aniquilados por Deus. Quando dizia inimigo, não se referia a Satanás, mas, a inimigos civis (pessoas), do dia a dia.
Quanto mais ele falava sobre esmagar, destruir e dar o troco, mais as pessoas pulavam e diziam: “Glória a Deus”, “Aleluia”, e assim, aplaudiam o profeta do Senhor que ali estava criando um motim. Ele dizia que chegou o tempo de devolver a afronta! Vingança era o que ele semeava no coração de todos aqueles que ali estavam. Ódio era o que ele conseguia regar no coração de seus ouvintes.
No livro de Levítico nós lemos uma lei que autoriza a vingança (Lv 24:19,20). Esta lei havia sido dada por Deus a Moisés que por sua vez passava para a nação de Israel.
Já no Novo Testamento, Jesus diz outra coisa a respeito desta lei (Mt 5:38).
Será que Ele estava anulando a primeira lei por que ela era do Antigo Testamento?
Bem, isso não seria possível, pois, o mesmo Jesus disse no Sermão da Montanha: “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. (Mt 5:17-19).
Verdade é que Jesus não estava anulando a Lei do Antigo Testamento, Ele estava interpretando-a de uma maneira correta.
Quando Deus dá a lei da retaliação a Moisés: “Olho por olho e dente por dente”, Ele não estava incitando um sentimento de vingança no coração do povo, pelo contrário, estava colocando “limites” a eles.
Com o pecado o homem tende para o mal, para a injustiça e para a fúria desenfreada, principalmente se pisarem no calo dele. Deus por observar isso estabelece alguns parâmetros para o povo.
É como se Ele dissesse: “Olha, eu sei que ele feriu teu olho, mas, se você quiser se vingar e infelizmente é o que você irá fazer, não faça nada a mais do que ferir o olho dele”.
Com isso o Senhor colocava um freio no ódio e na disposição que o homem caído, em pecado, tinha para se vingar e ferir aquele que outrora havia feito o mesmo.
Jamais esteve na intenção do Senhor pregar a respeito de vingança, “pagar na mesma moeda” e coisas do tipo. Ele, pelo contrario, queria paz, misericórdia e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, comentem, comentem... comentem!!!