Peregrinos

sábado, 26 de setembro de 2009

Perfeição Cristã - Parte I


I. John Wesley pregava sobre a religião do coração ilustrando-a como uma casa a qual ele definia assim:

“A religião do coração é definida assim: Arrependimento, Fé e Santidade. O arrependimento é a varanda da religião, a fé é a porta de entrada e a santidade, a própria religião”.

II. Perfeição Cristã e inteira santificação são expressões que traduzem a plenitude da salvação do pecado, ou a inteireza da vida Cristã. Essa verdade espiritual só pode ser discernida por meios espirituais, ou seja, o assunto que trataremos, só pode ser compreendido e apreciado completamente através de uma experiência pessoal.

III. A opinião wesleyana sobre a santificação, a qual trataremos, crê que esta começa na regeneração, mas se completa como obra instantânea do Espírito Santo depois da regeneração.


COMO ARMINIO DEFINE SANTIDADE:

I. A santificação é um ato gracioso de Deus pelo qual purifica o homem, que é pecador, mas ainda é crente, da ignorância, do pecado inerente com a suas concupiscências e desejos, pondo dentro dele o espírito do conhecimento, da justiça e da santidade. Consiste na morte do homem antigo e na vivificação do homem novo.

II. Outras crenças. Em resumo, algumas doutrinas tratam que o homem só é visto santo porque Deus o olha através de Cristo, ou seja, somos santos Nele. A santidade e a justiça do individuo são apenas imputadas e não efetuadas pelo Espírito Santo. O pecado continua até a morte, mas isso de modo algum afeta a posição do crente.
Nos esquecemos de que somos “novas criaturas”. “Nenhum homem está em Cristo enquanto não estiver limpo do pecado pelo Espírito Santo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, comentem, comentem... comentem!!!