A SANTIFICAÇÃO EM GERAL
I. Do ponto de vista bíblico a santidade tem sua origem no eterno (Efésios 1:3-4). A santificação é a obra do Espírito Santo de Deus que livra os homens da culpa e do poder do pecado; que os consagra para servir e amar a Deus e que compartilha inicial e progressivamente os frutos da redenção de Cristo e as virtudes da vida Santa.
II. A palavra grega “hagios”, santo, revela dois fatos fundamentais. Primeiro, a idéia de santificação inclui afastamento, separação ou consagração; segundo indica limpeza ou purificação do pecado. No hebraico a palavra para santo é kadosh que significa “separado” (1 Pe 1:16).
III. A primeira Obra da Graça se constitui pela justificação, regeneração e adoção. Na regeneração ocorre o que Wesley chama de santificação inicial. Somos lavados e nascidos de novo, prontos para viver em santidade, mas não totalmente santos. O ser vivificado para Deus pelo Espírito Santo equivale a iniciar o caminho da perfeição.
IV. A expressão “batismo com o Espírito Santo” ressalta os meios de graça pelos quais o coração pode ser purificado de todo o pecado e repleto de amor divino. “Segunda benção” (propriamente falando) é a expressão usada com discriminação por John Wesley para acentuar o fato de que a inteira santificação é uma segunda e distinta obra da graça divina, subseqüente à regeneração.
III. Wesley diz que na primeira Obra da Graça a semente da virtude é plantada na alma. A partir deste momento o crente morre gradualmente para o pecado e cresce na Graça, começando a dar frutos do Espírito. J. C Ryle no livro Santificação sem a qual ninguém verá o Senhor, diz que para viver em santidade temos de estar em Jesus, que é a Videira, se estivermos nELe daremos muitos frutos (do Espírito) e isso se chama uma Vida de Santidade.
I. Do ponto de vista bíblico a santidade tem sua origem no eterno (Efésios 1:3-4). A santificação é a obra do Espírito Santo de Deus que livra os homens da culpa e do poder do pecado; que os consagra para servir e amar a Deus e que compartilha inicial e progressivamente os frutos da redenção de Cristo e as virtudes da vida Santa.
II. A palavra grega “hagios”, santo, revela dois fatos fundamentais. Primeiro, a idéia de santificação inclui afastamento, separação ou consagração; segundo indica limpeza ou purificação do pecado. No hebraico a palavra para santo é kadosh que significa “separado” (1 Pe 1:16).
III. A primeira Obra da Graça se constitui pela justificação, regeneração e adoção. Na regeneração ocorre o que Wesley chama de santificação inicial. Somos lavados e nascidos de novo, prontos para viver em santidade, mas não totalmente santos. O ser vivificado para Deus pelo Espírito Santo equivale a iniciar o caminho da perfeição.
IV. A expressão “batismo com o Espírito Santo” ressalta os meios de graça pelos quais o coração pode ser purificado de todo o pecado e repleto de amor divino. “Segunda benção” (propriamente falando) é a expressão usada com discriminação por John Wesley para acentuar o fato de que a inteira santificação é uma segunda e distinta obra da graça divina, subseqüente à regeneração.
III. Wesley diz que na primeira Obra da Graça a semente da virtude é plantada na alma. A partir deste momento o crente morre gradualmente para o pecado e cresce na Graça, começando a dar frutos do Espírito. J. C Ryle no livro Santificação sem a qual ninguém verá o Senhor, diz que para viver em santidade temos de estar em Jesus, que é a Videira, se estivermos nELe daremos muitos frutos (do Espírito) e isso se chama uma Vida de Santidade.
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