Peregrinos

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A Dádiva do Perdão - Parte II


Então mandaram dizer a José: —Antes que o seu pai morresse, ele mandou que pedíssemos a você o seguinte: “Por favor, perdoe a maldade e o pecado dos seus irmãos, que o maltrataram.” Portanto, pedimos que perdoe a nossa maldade, pois somos servos do Deus do seu pai. Quando recebeu essa mensagem, José chorou. (v 16,17).

A maneira de contar a história sugere vigorosamente que a mensagem em nome de Jacó foi fictícia. É possível que isto fosse um artifício da parte dos irmãos, cujo temor a José aumentou de novo, depois da morte de Jacó. Em seguida, as lágrimas de José só demonstraram mais ainda, o amor que ele tinha pelos irmãos ao pensar que eles tinham desconfiado do seu perdão genuíno. Vejam que coração cheio de “graça e misericórdia”, um coração cheio de Deus!
Depois de ouvi-los, José responde a seus irmãos de maneira grandiosa.
Cada sentença de sua tríplice resposta é um pináculo da fé característica do Velho e do Novo Testamento.
1º Deixar com Deus todo o acerto dos erros alheios. A Bíblia diz: “Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.” Romanos 12:19
2º Ver a providência divina na ruindade do homem. “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem...” Gênesis 50:20a; e mais, a Bíblia também diz que “...todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.” Romanos 8:28
3º Pagar o mal não somente com o perdão, mas também com demonstração de afeto. A Bíblia diz em Lucas 6:27: “Mas a vós que ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam”.
Essas são atitudes que qualificam alguém como “cristão”, como “semelhante a Cristo”.
Preciso concordar com você que Jesus deixou a lei bem mais rigorosa. Ele não diz somente para não revidarmos, ele acrescenta: “vire a outra face”!
Como seria bom se fosse como talvez você pense: “tudo bem, vou perdoar e esquecer mas, eu quero a pessoa longe de mim”. Mas não, Jesus pede para perdoarmos e em seguida sermos bondosos com a pessoa que nos feriu, sermos amáveis com ela como José foi com seus irmãos.
"Não tenham medo. Eu cuidarei de vocês e dos seus filhos. Assim, ele os acalmou com palavras carinhosas, que tocaram o coração deles". (v21). Notemos que o “eu” é enfático: José promete algo mais importante e pessoal do que filantropia, ele promete em resposta a tudo que lhe causaram ser uma benção na vida dos irmãos.
Perdoar não é requerer juízo, mas, exercer misericórdia. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 5:15: “Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, uns para com os outros, e para com todos.”

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, comentem, comentem... comentem!!!