Peregrinos

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Jesus está na Igreja - Parte I


Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa; E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa. E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe. Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos; E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele. E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas. E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos. E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai? E eles não compreenderam as palavras que lhes dizia. E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas. E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.
(Lucas 2:41 - 52)

Lucas é o único que nos relata qualquer coisa sobre a infância de Jesus. É bem provável que o médico Lucas tenha pesquisado tais acontecimentos que compõe seu Evangelho com a própria Maria. Por ter sido escrito no ano 64 – 70 d.C., não há dúvida que Maria fosse umas das fontes de Lucas. O verso 51b (... sua mãe, porém, guardava todas estas coisas no coração) é muito particular, algo que somente o próprio personagem poderia contar.
No texto lido nós podemos observar que o menino Jesus e seus pais “terrestres”, estavam indo à Jerusalém para a festa da Páscoa. Todos os judeus homens tinham a obrigação de freqüentar o templo 3 vezes ao ano: na Páscoa, no Pentecoste e na festa dos Tabernáculos. A Mishna expressamente isentava as mulheres da obrigação, mas alguns rabinos pensavam que elas deviam subir ao templo, e algumas, naturalmente, o faziam.
O texto nos fala de 2 características importantíssimas de uma família que serve a Deus.
Verso 41. Anualmente; A primeira característica indica o profundo cuidado em cumprir as exigências da Lei, já que estas festas estão na Lei do Senhor (Ex 23.15; Dt 16.1-8). Aqui nós temos a primeira família cristã da história do cristianismo. Uma família cristã que cumpri o mínimo que se espera dela: “Conhecer as Leis do Senhor Deus – Sua Palavra – e fazer a vontade d’Ele.
Uma família cristã conhece a Palavra de Deus porque a lê, medita nela, fala sobre ela. Você tem lido a Palavra de Deus na sua casa? Você tem falado dela com teu esposo, com tua esposa e com teus filhos? Você tem incentivado seu cônjuge e filhos a ler a Bíblia para que eles e você saibam qual é a vontade de Deus?
A Bíblia diz que eles foram a Jerusalém adorar, pois, eles foram ao templo.
Outra característica de uma família cristã é que ela vai aos eventos e confraternização de sua Igreja. A presença em todas as 3 festas de Israel era difícil com os judeus espalhados por todo o mundo romano e além dele, mas muitos faziam o esforço e não faltavam a programação judaica.
Na ocasião, José, Maria e Jesus levaram quase 2 ou mais dias para chegar a Jerusalém e isto “a pé”. Mesmo morando dias de distância do templo, eles observavam a Palavra e iam ao encontro do Deus deles para adorá-Lo. Muitas pessoas moram a 5, 10, 20 minutos da Igreja e não vão aos cultos. Os judeus iam a pé pelo deserto, expostos a chuva e sol ardente, muitos de nós temos carros e mesmo assim falhamos em não cumprir a programação da Igreja.
Nós não temos os eventos idênticos aos de Israel, porém, nós temos os cultos e outras atividades na Igreja que não devemos deixar de participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, comentem, comentem... comentem!!!