Peregrinos

quarta-feira, 17 de março de 2010

O QUE DIRIGE A SUA VIDA?


"O homem sem propósitos é como um barco sem leme – um vira-lata, um nada, um ninguém." Thomas Carlyle

Todo e qualquer individuo tem sua vida dirigida por algo. A maioria dos dicionários define a palavra “dirigir” como “direcionar, guiar, controlar”. Se você está dirigindo um carro, você está naquele momento guiando, controlando o carro. Qual a força que dirige sua vida?
Neste exato momento você pode estar sendo dirigido por qualquer coisa, um problema, por pressão. Você pode estar sendo dirigido por lembranças dolorosas, medo ou até alguma crença inconsciente.
Existem centenas de circunstâncias, valores e emoções que podem dirigir a sua vida. Eis aqui algumas delas:
Muitos são dirigidos pela culpa. Tais pessoas passam a vida inteira fugindo do remorso e ocultando sua vergonha. Pessoas dirigidas pela culpa são manipuladas por suas lembranças. Elas permitem que seu passado controle seu futuro.
Deus é especialista em dar as pessoas um novo começo. Se você já se arrependeu de seus pecados (todos), Deus já te perdoou e lançou seus erros no mar do esquecimento.
“Come é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados” Salmos 32:1
Muitos são dirigidos pelo rancor e pela raiva. Eles se apegam a mágoas sem jamais superá-las. Em vez de aliviarem sua dor através do perdão, revivem-na de contínuo em sua mente. Estas pessoas se fecham e interiorizam sua raiva e isto adoece.
Você apenas machuca a si mesmo com sua amargura. Para seu próprio bem aprenda com o passado e afaste-se dele.
“O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo”. Jó 5:2
Muitas pessoas são dirigidas pelo medo. Seus temores são provavelmente o resultado de experiências traumáticas. Independente do que tenha causado tal situação, pessoas dirigidas pelo medo com freqüência perdem grandes oportunidades por terem medo de correr riscos.
O medo é uma prisão, que o impedirá de se tornar o que Deus pretende que você seja. Você tem que agir contra isso com as armas da fé e do amor.
“No amor não há medo; ao contrário, o perfeito amor expulsa o medo...”. 1 João 4:18
Muitos são dirigidos pelo materialismo. Seu desejo de adquirir se torna único objetivo na vida. O impulso de sempre querer mais, baseia-se no conceito errôneo de que ter mais me tornará mais feliz, mais importante e mais protegido. Mas os três pensamentos são falsos. Posses somente trazem felicidade temporária.
Muitos são dirigidos pela necessidade de aprovação. Eles permitem que as expectativas dos pais, esposas, filhos, maridos, amigos e patrões controlem sua vida.
A chave do sucesso é desconhecida, mas, a do fracasso é tentar agradar a todos. Agradar a tudo e todos é impossível.
Preocupe-se em agradar a Deus que é o que mais temos falhado, busque a provação celestial em seus atos e palavras que é o mais importante.
“Tenho grande alegria em fazer a tua vontade ó meu Deus, a tua lei está no fundo do meu coração”. Salmos 40:8

AS VANTAGENS DE UMA VIDA DIRIGIDA POR PROPÓSITOS

Conhecer os propósitos de sua vida faz com que ela tenha sentido. Fomos feitos para sermos importantes. Quando a vida faz sentido, você pode suportar quase tudo; sem isso, tudo é insuportável.
Sem Deus a vida não tem nenhum propósito e sem propósito a vida não tem significado. Sem significado a vida não tem relevância ou esperança. Se você tem se sentido sem esperança, não desista! Coisas maravilhosas acontecerão em sua vida quando você começar a viver com propósitos, ou seja, escutando ao Senhor.
“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”.
Jeremias 29:11
Conhecer seu propósito simplifica vida. Ele define o que faz e o que você não faz. O propósito se torna o padrão pelo qual você avalia quais ações são essenciais e quais não são. Você simplesmente pergunta: “Esse ato me ajuda a cumprir o propósito de Deus para minha vida?”.
Conhecer seu propósito estimula a sua vida. O propósito sempre produz entusiasmo. Nada traz mais vigor do que um propósito claro.
Conhecer seu propósito o prepara para a eternidade. Suas metas e convicções não são terrenas. Tudo na terra é passageiro. Você não foi posto na terra para ser lembrado. Você foi posto aqui para se preparar para eternidade.

"Tu conservarás em paz aquele cuja a mente está firme em Ti; porque ele confia em Ti." Isaías 26:3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, comentem, comentem... comentem!!!