Peregrinos

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A Dádiva do Perdão - Parte 1


"Depois de haver sepultado seu pai, voltou José para o Egito, ele e seus irmãos, e todos os que com ele subiram a sepultar seu pai. Vendo então os irmãos de José que seu pai já estava morto, disseram: Porventura nos odiará José e certamente nos retribuirá todo o mal que lhe fizemos. Portanto mandaram dizer a José: Teu pai ordenou, antes da sua morte, dizendo: Assim direis a José: Perdoa, rogo-te, a transgressão de teus irmãos, e o seu pecado, porque te fizeram mal; agora, pois, rogamos-te que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. E José chorou quando eles lhe falavam. Depois vieram também seus irmãos, e prostraram-se diante dele, e disseram: Eis-nos aqui por teus servos. E José lhes disse: Não temais; porventura estou eu em lugar de Deus? Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida. Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei a vós e a vossos filhos. Assim os consolou, e falou segundo o coração deles".
Gênesis 50.14-21


Você já foi ferido por alguém? Alguém já lhe tirou a alegria e no lugar desta colocou uma grande tristeza no seu coração? Já te magoaram ao ponto de só Deus entender a dor que você passou ou que você tem passado?
Ainda hoje, existem feridas na sua vida, física ou emocional causadas por outra pessoa? Por alguém distante, ou talvez por alguém bem próximo?
Esta noite nós iremos falar sobre perdão, o tema da mensagem é este.
Sim, nós cristãos temos que perdoar e... sim, você sabe isso de “cor e salteado”. Mas como disse C. S. Lewis, “É fácil falar sobre perdão, até ter alguém para perdoar”. Uma coisa é falar sobre o tema, outra é praticá-lo.
A verdade é que podemos até perdoar, mas isso depende e muito do que nos causaram.
O perdão acontece dependendo do estrago, afinal de contas somos feitos de carne e o osso. Jesus perdoou, mas ora, Ele é Deus!
Imagine se um dia você contasse para seus parentes próximos e amigos algo bom que estava para acontecer em sua vida. E, movidos de inveja eles te batessem e dessem um sumiço em você para que todos pensassem que você estivesse morto.
Imagine que ao ser vendido e dado por desaparecido, você fosse maltratado por outras pessoas, injustiçado, preso e açoitado.
Agora imagine Deus sendo justo e depois de um tempo tirando-lhe dessa situação, lhe honrando e fazendo você prosperar e muito.
Imagine você depois de um tempo se deparando com as pessoas que lhe causaram todo o mal que você passou e mais, lhe pedindo ajuda e misericórdia, lhe pedindo perdão.
O que você faria? Será que nós, meros seres-humanos, teríamos a capacidade de perdoar de verdade os tais? Será que isso é possível?
A Bíblia diz que sim e nos conta a história de um homem que o fez.
José foi um homem, de carne e osso, que passou por tudo isso, e a prova bíblica, de que um homem é “capaz” de perdoar até mesmo a maior de todas as ofensas.
E aqui já chegamos a uma conclusão: como são diferentes aqueles que conhecem, amam e se relacionam com Deus. Eles são como rosas num jardim espinhoso. Uma estrela que brilha em meio a um céu nebuloso. Salvos em meio a perdidos!

Continua...

Sermão pregado no dia 27 de Junho de 2010 (Igreja do Nazareno)

2 comentários:

  1. Ótimo post.
    A falta de perdão é um sério problema.
    E muitos tem uma concepção de que o perdão é uma pedra de tropeço no meio do caminho.
    Se até Deus, que é soberano e auto suficiente. Quem somos nós para não perdoar?
    Abraços

    ResponderExcluir

Comentem, comentem, comentem... comentem!!!