Peregrinos

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Os Bastidores da Travessia - Parte 2


E os egípcios perseguiram-nos, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros e o seu exército, e alcançaram-nos acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom. E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR. E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito? Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto. Ex 14:9-12

Nos demais versículos deste texto (9 – 12), os egípcios saem ao encalço dos israelitas para os matar no deserto.
Faraó reúne grande parte de seu poderoso e desenvolvido exército, equipados de carros, armas e cavalos, e sai furiosamente atrás do mesmo povo que dias antes ele mesmo havia assinado a sua libertação. Quando o povo de Israel viu o exército do Egito se aproximando temeu muito e começou a blasfemar contra Deus e contra a liderança de Moisés. “Não havia sepulcros no Egito, para nos tirares de lá, para que morramos neste deserto?”.
Mas porque isso foi acontecer? Já estava tudo certo, eles já haviam sofrido bastante, agora mereciam gozar de sua liberdade e ter paz. Porque mais uma confusão?
Antes de analisarmos o porquê de mais uma confusão temos que detectar na história quem causou a confusão.
Seria o persistente Faraó? Mesmo sendo ele quem havia dado as ordens para que o exército seguisse os israelitas, algo estava estranho, pois, ele mesmo liberou o povo. Na noite em que todos os primogênitos morreram Faraó deu essa ordem registrada em Êxodo 12:31: “Naquela mesma noite o faraó mandou chamar Moisés e Arão e lhes disse: Saiam imediatamente do meio do meu povo, vocês e os israelitas! Vão prestar culto ao Senhor, como vocês pediram”.
Por mais que Faraó estivesse envolvido nesta ultima confusão, certamente não havia sido ele quem causara a mesma.

Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar. Então Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão embaraçados na terra, o deserto os encerrou. E eu endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR. E eles fizeram assim. (vv. 1-4)

Deus mudou a rota dos Israelitas, os levou propositalmente ao lugar onde eles estavam, e o próprio Deus incitou Faraó a perseguir seu povo.
O texto então deixa claro que o próprio Deus causou essa confusão. Mas qual era seu propósito nisso tudo? Ele mesmo o diz no verso 4: “Todavia, eu serei glorificado por meio do faraó e de todo o seu exército;”. Toda essa confusão havia sido criada para a glória de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, comentem, comentem... comentem!!!