Peregrinos

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Os Bastidores da Travessia - Parte 3


A estratégia
Verso 2; Fale as filhos de Israel que voltem. Um desvio súbito de rota, ao invés de continuarem marchando para leste, Deus pede que eles voltem em direção ao sul. Com isso os egípcios iriam interpretar a ação como a incapacidade de Israel achar a rota para Canaã.
Verso 3; Embaraçados, desorientados. Perdidos ou confusos. Israel parecia ter enveredado por um beco sem saída, já que o mar e tais pântanos salgados barravam o caminho a sua frente e o deserto os cercava em todas as outras direções.
O próprio Deus encurralara seu povo, após isto Ele mesmo faz com que Faraó saia ao encalço dos israelitas.
Então endurecerei o coração do faraó(v 4); Quando Bíblia nos fala que Deus endureceu o coração de Faraó, significa que Deus permitiu que este permanecesse com seu coração endurecido. Deus não o quebrantou, antes o cercou em seu próprio orgulho e dureza para que este ficasse cego por sua vingança.
Deus colocou um obstáculo diante de seu povo. Mas como o próprio “bastidores do evento” nos mostram, não era para destruir seu povo, nem para traí-los ou enganá-los, mas sim, para que Ele fosse engrandecido no meio de seu povo.
Depois de tantos livramentos, de tantos milagres, após 10 pragas lançadas no Egito, Deus ainda tinha uma carta na manga, Ele queria coroar este livramento com força, poder e glória.
Muitas vezes somos cercados por uma série de eventos que a princípio nos desanimam, nos confundem e fazem com que pareça que estamos acabados. Mas o propósito disso não é nossa derrota, nossa vergonha ou sofrimento, mas sim, a glória de Deus sendo manifesta através de livramentos, salvação e vitória de seu povo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, comentem, comentem... comentem!!!